A Rede Nacional de Jovens Líderes é, como o próprio nome já sugere, uma estrutura de participação juvenil dentro UEB, baseada na colaboração ativa e responsável de pessoas com a cabeça repleta de idéias criativas e energia de sobra para colocá-las em prática.
Para funcionar de maneira efetiva, a Rede conta com núcleos regionais, como o Paulista, responsáveis por animar discussões e realizar ações concretas que promovam melhorias notáveis tanto dentro da estrutura do Movimento, quanto no bem estar social. Da mesma maneira funciona o Núcleo Nacional, com atribuições semelhantes e, claro, abrangência maior.
“Então quem manda em tudo é o pessoal dos núcleos?” NÃO! Estamos em uma rede, em uma somatória de ações das quais todos são convidados a participar a qualquer momento. O objetivo principal deste espaço é discutir problemas, ouvir novas idéias e gerar soluções que realmente façam a diferença, em qualquer âmbito que possam marcar presença. O papel dos núcleos é organizar, animar e gerir essas discussões, representando os jovens perante a UEB.